top of page
a89c8a_15aba3d32d9c469c9e7b6270f4931c10_mv2.jpg

Por que a Fazenda Três Marias decidiu implantar integração lavoura-pecuária floresta?

11 de julho de 2022

Várias razões levaram a Fazenda Três Marias a optar pela Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Pensando pelo lado da pecuária, a ILPF permite dobrar a rentabilidade dos animais por hectare e ainda garantir conforto ao gado. E há ganhos de produtividade com criação do gado na sombra. Saber desse conforto para o gado paralelamente às questões operacionais do negócio que aumenta a rentabilidade são os primeiros pontos observados. Além disso, a parceria com a Suzano é pioneira no Estado e prevê a implantação dos corredores de eucaliptos no sentido Leste x Oeste e retirada do rebanho dias antes.

Segundo nota técnica da Embrapa, entre os benefícios ambientais da iLPF há a melhora os nutrientes no solo, o bem-estar dos animais e a proteção dos recursos naturais, além dos ganhos com o cultivo de alimentos saudáveis. Em termos econômicos, a técnica aumenta a produção de grãos, fibras, carne, leite e produtos madeireiros e não madeireiros e, com isso, gera empregos diretos e indiretos e contribui para a renda dos produtores.

Além disso, a iLPF pode ser uma ferramenta eficaz para que produtores rurais se protejam de eventos climáticos extremos. O estudo Papel do Plano ABC e do Planaveg na Adaptação da Agricultura e da Pecuária às Mudanças Climáticas avaliou o impacto de uma série de tecnologias agrícolas previstas no Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC), incluindo os sistemas integrados. A análise da iLPF mostra que ela melhora o clima local e a qualidade do solo, reduz eventos extremos e pragas, além de trazer ganhos em produtividade.

bottom of page